8 de agosto de 2012

A Pontualidade


Sou uma pessoa pontualíssima. Aliás, sou pessoa para chegar até uns minutos antes, o que faz com que seja sempre aquela que fica à seca à espera dos outros.

Mas irrita-me profundamente os atrasos dos outros. Em Portugal quase ninguém chega a horas, parece uma coisa cultural e confesso que isto me irrita imenso.
Se temos um compromisso, e combinamos estar em tal sitio à tal hora, só temos de o fazer. Claro que atrasos por causas variadas acontecem, e eu também não sou intocável a esse nível, mas há pessoas que chegam atrasadas por defeito. Que nem se esforçam para chegar a horas, até porque já todos sabem que é assim e já ninguém se zanga. Mas eu acho isso uma tremenda falta de respeito. E aqui não falo apenas de compromissos sociais. Falo de compromissos profissionais, como a hora de chegar ao trabalho ou a reuniões de trabalho.

Quando marcamos alguma coisa, temos de nos esforçar para estar no local à hora marcada. E se não conseguimos por este ou aquele motivo, na próxima vez a nossa obrigação é esforçar-mo-nos para que isso não se repita. Por uma questão de respeito pelos outros, mas também para que os outros nos respeitem a nós.

10 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo. Também não gosto de gente atrasada e logo por azar tenho muitos assim na família. Parece que não têm pressa par nada. Que nervos! Lol. Ainda por cima é realmente uma grande falta de respeito!

PinUp Me disse...

Confesso que pontualidade não era o meu forte.
Até vir para um emprego onde eles são implacáveis com as horas lol.
Lá me habituei :)
Mas sim tens razão, não temos de fazer ninguém esperar por nós.

Pec disse...

Também sou das que chegam sempre antes. Já sei "o que a casa gasta", mas prefiro esperar a que esperem por mim.

Unknown disse...

Eu tenho chegar sempre a horas e odeio quando marcam uma hora e nunca a cumprem! O meu chefe é o melhor exemplo disso :S

teardrop disse...

Eu sou como tu... Prefiro chegar um bocadinho antes e sou um bocadinho chata com os atrasos!
Beijinhos

amiga da onça disse...

Sou muito pontual e não suporto que não o sejam comigo, passo-me logo. Nem que venham da Austrália, apanhassem o avião anterior.

Clementine disse...

Olha isso irrita-me ás vezes também...eu só chego atrasada se acontecer alguma coisa fora do meu controle...senão lá estou eu a horas...mas com o tempo e experiência e dependendo da pessoa, tenho um esquema preparado no meu cerebro que me diz a que horas devo chegar para não apanhar seca xD *

S* disse...

Os atrasos enervam-me solenemente.

Marta disse...

concordo! eu costumo chegar atrasada às aulasou mesmo a encontros, uns 5 minutos. mas já cheguei a esperar belas horas, e é mesmo uma falta de respeito!
beijinhos

EscritaDela disse...

A mim faz-me confusão a falta de pontualidade, normalmente eu chego sempre 5 minutos antes da hora marcada (se não for mais) só porque não gosto que esperem por mim. Quando se tem um compromisso o minímo é chegar a horas porque os outros também têm coisas para fazer e vidas atarefadas mas ainda assim cumprem os compromissos!