28 de março de 2012

A Blogosfera

Tenho pensado muito neste tema a propósito da criação deste mesmo blog. Há muito tempo que tinha vontade de o fazer, mas depois nunca concretizava a ideia e pensava que blogs já existiam muitos e que o meu podia não vir a acrescentar muito aos tantos que já existem. Mas pensando melhor, eu sou uma assídua leitora de blogs, adoro escrever, neste momento até disponho de algum tempo para poder escrever, então porque não criar um blog?
Contudo, tenho-me apercebido que o mundo da blogosfera não é algo completamente linear. Ainda há dias lia num dos blogs mais conhecidos (A pipoca mais doce) sobre como a autora quase não podia escrever sobre qualquer assunto (naquela caso era sobre marcas brancas), que tudo isso gerava um número quase absurdo de comentários anónimos, sobre como ela devia ter vergonha de dizer isto ou aquilo sobre este ou aquele tema. E esta não foi a primeira vez que li textos deste género nos mais variados blogs. E de facto isto faz-me pensar: porquê ofender as pessoas e inundar os seus blogs de comentários (sempre anónimos), simplesmente só porque não se concorda com o que dizem? Se eu não gosto de um determinado produto, seja blog ou não, simplesmente não o consumo. Neste caso, se não gostar de um blog, pura e simplesmente não o leio. Não é por este motivo que me ponho a ofender quem o escreve, só porque não gosto do que escreveu, da forma como o faz, ou simplesmente não gosto dessa pessoa. E isto leva-nos a um outro tema que é o facto de as pessoas darem ou não a cara nos blogs. Será que ao sabermos quem é o autor do blog, isso gera ainda mais comentários deste género? Ainda não consegui chegar a uma conclusão acerca desta última questão, mas de uma coisa sei: se não gostar de alguma coisa, não a consumo. Foi por isto que há 38 anos se lutou pela democracia e pela liberdade de expressão. Vamos lá todos disfrutar e respeitar a liberdade de expressão a aprender a velha máxima de que a nossa liberdade termina quando começa a liberdade de outro!

Sem comentários: